Receita: Risoto a Portuguesa ou Risoto de Bacalhau

Nossa, eu jurava que tinha mandado essa receita do Tumblr pra cá! E hoje, quando fui procurar no blog para fazer não achei.  Então... vamos colocá-la aqui que blog é mais democrático, não é mesmo?
Como hoje é quarta-feira de cinzas e somos católicos que não comem carne vermelha neste dia, aproveitei para fazer essa receita que é simplesmente divina! Eu não consigo parar de comer!
Essa época (quaresma) é muito propícia a receitas que levam peixe, e nós aqui em casa fazemos muitos pratos com peixes (casei com um japonês nascido e crescido no litoral, imaginem!) ele adora, e eu também... então ao menos uma vez por semana rola um peixinho por aqui. Mas sou preguiçosa e na maioria das vezes não coloco as receitas aqui ou esqueço de tirar foto... mas vou tentar reunir nosso pratos preferidos com peixe e postar durante a quaresma aqui no blog. Dá ideia para vocês! Chega de falação e vamos a receita:

Ingredientes


1 kg de bacalhau salgado
3 copos americanos (200 ml) de arroz
5 copos de água
1 copo de azeite
1 cebola fatiada em rodelas
4 tomates sem pele e sem sementes em cubos grandes
1 lata de molho de tomate pronto (pomarola)
pimentão em rodelas a gosto
200 gramas de azeitonas verdes (ou a gosto)
200 gramas de azeitonas pretas (ou a gosto)
1 sachê de tempero pronto (Sazon)
sal, pimenta do reino,  salsinha, cebolinha a gosto.

Modo de preparo:

No caso de bacalhau salgado, retire o couro do bacalhau com ele ainda seco, fica mais fácil dessa forma, puxe uma pontinha com a faca que o couro sai quase inteiro. Lave para retirar o excesso de sal, e deixe de molho na água de um dia para o outro (Ou umas 10 horas antes). Durante o molho, faça a troca da água cerca de 2 vezes. Se você comprar bacalhau congelado sem salgar, pule essa etapa.


No dia seguinte…
Desfie o bacalhau com as mãos (eu não costumo desfiar muito fino), em uma travessa grande coloque todos os ingredientes e reserve por 1 hora.


 Coloque em forno quente (cerca de 200 graus) com a travessa coberta com tampa ou com papel alumínio:

Deixe no forno alto por cerca de 50 min, ou até o arroz estar cozido. Retire o papel alumínio e deixe a água secar.
Sirva regado a azeite de oliva. Rende cerca de 10 porções.

E bom apetite!

0 comments: