100 dicas para sua vida!

 Tenho em um arquivo do Word no notebook esta lista de dicas essenciais para nossa vida!
Algumas aposto que você não sabia, outras a gente esquece no dia a dia, outras são mais praticadas, mas não custa lembrar e aprender a melhorar nosso humor, nossa saúde e relacionamentos com algumas delas, não é?
Sei que é grande, mas mantenho essa lista guardada e sempre leio (relembro) e tento colocar em prática algumas delas!

Mais felicidade

1. Ame a si mesma sobre TODAS as coisas — e alise o seu ego diariamente. Pense sempre em como você pode melhorar e nunca se renegue.

2. Escreva suas experiências e opiniões num papel, diariamente, por pelo menos vinte minutos Isso ajuda a aliviar as tensões e o stress, segundo um recente estudo feito pela Universidade de Nova York. “É provável que as funções imunológicas melhorem depois que os pacientes passam sua vida a limpo no papel”, explica o pesquisador Joshua M. Smyth, Ph.D. em psicologia da Universidade de Dakota, Estados Unidos.

3. Entregue-se na hora do sexo “O olhar, o toque, a voz, tudo colabora para o clima. O importante é aproveitar o momento”, diz Malcolm Montgomery, ginecologista.

4. Visualize seu dia “Ao acordar, enumere suas atividades e pense nelas dando certo. Assim, você canaliza energias positivas para o que precisa ser feito”, diz Marisa Thame, professora do Processo Hoffman de Autoconhecimento.

5. Agradeça por estar viva Seja qual for sua crença, a vida é sempre uma bênção. Dê o melhor de si em retribuição.

6. Procure espaços abertos, pelo menos uma vez por semana, no campo ou na praia. “O ato de abraçar uma árvore é bastante eficaz para drenar nossas tensões e recarregar as energias”, explica João Curvo, nutrólogo.

7. Admita que você é humana Se 24 horas não são suficientes, reorganize seu dia e eleja prioridades. Realizar tudo ao mesmo tempo esgota o organismo.

8. Trabalhe com prazer, fazendo o que gosta Assim você encontra pouco espaço para lamentar os fatos da vida.

9. Cultive sentimentos nobres como generosidade, solidariedade e delicadeza “Eles clareiam a nossa aura e minimizam os nossos erros”, afirma João Curvo, nutrólogo.

10. Leia! Pesquisa realizada na Suécia com mais de 1200 pessoas comprovou que aquelas que investem em leitura, teatro, cinema e shows têm uma vez e meia menos chances de morrer precocemente.

11. Cultive uma vida social. Saia da concha. Isolamento conduz à depressão. Mesmo que você tenha de sair sozinha, encare o desafio. Coragem!

12. Amplie seu círculo de amigos. “Trocar idéias com pessoas diferentes é estimulante e divertido, além de ser vital para a manutenção da atividade mental”, diz Lindomar dos Santos Franco, psiquiatra.

13. Passe a lista de endereços a limpo. Manter pessoas chatas e invejosas por perto arrasa o humor de qualquer um.

14. Vivencie novas situações Você morre de vontade de saltar de pára-quedas? Tente. A maioria das pessoas lamenta, no final da vida, ter ousado pouco.

15. Aprenda a dizer não para o filho, marido, amante, chefe, amiga. Dói neles e em você, mas ninguém deve viver sob o jugo de outra pessoa.

16. Não queira ser perfeita. Perfeccionismo gera stress, e você sabe que deu o melhor de si, portanto, quem não estiver satisfeito...

17. Solte suas feras. Expressar raiva é saudável. “Quando ela não se manifesta, volta-se para o corpo e ele adoece”, deduz Wilhelm Reich, pai das psicoterapias corporais.

18. Permita-se ter prazer. “Sentir-se bem, principalmente no sexo, é fundamental. Sexo vitaliza, desbloqueia e acaba com tensões”, explica Deise Galassi, psicoterapeuta.

19. Ouça sua intuição. Respeitar os “avisos” que o corpo manda frente às mais diversas situações (lembra do friozinho na barriga) é o melhor caminho para evitar momentos desagradáveis e destrutivos.

20. Avalie seus relacionamentos. A história de ruim com ele e pior sem ele é pura ficção. Assim, você afasta a possibilidade de conhecer outras pessoas e ser muito mais feliz.

21. Encare as perdas, definitivas ou não. “Em vez de sentir angústia, pense em ocupar o vazio que ficou. Aceitar a realidade nos faz crescer, ficar mais fortes para todos os desafios”, diz Nancy Cardozo, psicanalista.

22. Delete os dramas. Lembrar o que passou é sofrer duas vezes e compromete o futuro. Apague seus fantasmas.

23. Faça o bem, sem olhar a quem. Ajudar o próximo nos faz dar mais valor ao que temos e somos. O trabalho voluntário cresce a olhos vistos em todo o mundo.

24. Preserve seus princípios. “Não abrir mão de conceitos importantes como honestidade, confiança, solidariedade faz você se sentir bem com a vida e com seus semelhantes”, esclarece Eliana Guimarães e Mara Lúcia dos Santos, psicóloga e médica naturalista.

25. Pratique a cidadania e defenda a natureza. O simples fato de não jogar papel na rua colabora para a manutenção da sua vida e do resto da humanidade.

26. Arrume um animal de estimação. Pesquisas comprovam: quem adota um animal vive mais feliz. “Eles oferecem fidelidade e amor incondicionais. Mas arrume tempo para ele”, diz Ana Rita Garcia, psicoterapeuta.

27. Tente viver longe da poluição. Um estudo recente publicado no British Medical Journal (Jornal de medicina inglesa) revelou que os poluentes atmosféricos, especificamente o ozônio e a fumaça negra, aumentam em 5% o envelhecimento cardiovascular e respiratório.

28. Motive-se com música. No trânsito, ouça música suave. Você relaxa e o tempo passa mais rápido.

29. Repense seu trabalho. “Fazer o que gosta é essencial. Mais da metade do tempo que passamos acordados estamos trabalhando, portanto, esse período tem de ser prazeroso ”, conclui José João Lopes, cirurgião vascular.

30. “Tome três gotas diárias de Wild Oat, floral da sensibilidade, que direciona o propósito da alma e ajuda a ver as coisas com mais clareza”, sugere Claudia Collagrande, terapeuta especialista em florais de Bach.

31. Faça uma prece ao final do dia. Manter a fé em alta ajuda a encarar cada dia com mais segurança e esperança.

32. Perfume a vida. “A essência de gerânio é altamente positiva. Ao senti-la, a pessoa recebe ondas de alegria e acaba gargalhando ”, diz Maria Lúcia Stein, aromaterapeuta.

33. Tome um banho de descarrego. “Sempre que chegar em casa tensa, depois do banho, faça um enxágüe com sal grosso, diluído em água morna, do pescoço para baixo”, explica Sônia Iasi, terapeuta.

34. Sinta a respiração. “Pratique a máxima: mente quieta, espinha ereta e coração tranqüilo, respire profundamente cinco minutos ao dia. Essa breve meditação é vital para recarregar energias”, conta Cláudio Duarte, presidente da Associação Brasileira de Ioga.

35. Tome banhos de cachoeira. “A força, a temperatura e a pureza da água agem como spa natural para o corpo e a mente”, afirma Cinthia Maria Bessa, terapeuta.

36. Uma colher de sopa de mel garante um sono mais tranqüilo e relaxante. Isso porque o mel contém triptofano, que eleva os níveis de serotonina, substância cerebral que dá sensação de relaxamento e prazer.


Mais saúde

37. Não use drogas. As pessoas que as consomem têm mais probabilidade de tomar decisões erradas, de se envolver em acidentes e de praticar sexo pouco seguro.

38. Dieta, não! Participe da campanha da Associação Brasileira de Estudos da Obesidade (Abeso) contra as dietas radicais. “Comer bem é comer de tudo com moderação, apenas reduzindo gorduras, carboidratos e açúcares”, esclarece Alfredo Halpern, endocrinologista.

39. Faça mais sexo. “Uma vida sexual ativa pode reduzir sua idade biológica em até oito anos”, diz Michael F. Roizen, especialista em medicina interna e anestesiologista.

40. Lave suas mãos com bastante freqüência. É a maneira mais fácil de evitar os germes, de acordo com o Center for Disease Control and Prevention (Centro de Prevenção e Controle de Doenças), dos Estados Unidos.

1. Cheque a quantidade de calorias dos produtos. Quem tem esse hábito consome 50% menos gordura, de acordo com um recente estudo do Fred Huchinson Cancer Research Center (Centro de Pesquisa de Câncer Fred Huchinson) , em Seattle, Estados Unidos.

42. Devagar e sempre. Emagrecer para sempre é emagrecer devagar. “Pense bem: você vai levar mais tempo para perder os quilos extras, mas vai se manter assim pelo resto da vida. Parece muito para quem viveu os últimos anos entrando e saindo de dietas que não funcionam?”, pondera Sônia Nogueira, endocrinologista.

43. Coma soja. Pessoas que consomem regularmente produtos à base de soja têm níveis de colesterol em média 13% inferiores às que não os consomem.

44. Coma e queime calorias. Unanimidade entre especialistas do mundo inteiro: a dupla dieta equilibrada + exercícios físicos é o que há de mais eficiente e duradouro para manter o corpo bonito e sadio.

45. Mastigue bem os alimentos. “A boa mastigação é o início de uma melhor digestão e previne o aparecimento de tumores malignos no estômago”, esclarece Albino Augusto Sorbello, cirurgião do aparelho digestivo.

46. Alimente seus sentimentos. “Alguns sentimentos podem ser trabalhados com dietas especiais. Tristeza, por exemplo, pode ser amenizada com banana amassada, com canela e mel, ou chá de maçã e canela, para citar alguns alimentos”, aconselha João Curvo, nutrólogo.

47. Vá para a mesa com prazer. “Um ensinamento milenar chinês prega que o prazer de comer depende dos cinco sentidos. A comida tem de ser bonita (visão); cheirosa (olfato); saborosa (paladar); brindada, mesmo que seja com um copo d’água (audição); e ter talheres anatômicos e guardanapos macios (tato)”, diz Adenicio Marinho de Souza, chef do Restaurante Dom Fabrizio, em São Paulo.

48. Sinta o alimento. “Quem nunca comeu muito numa situação estressante? Comer dá prazer e isso alivia, de certa forma, sentimentos ruins. Por isso, em vez de se culpar, perceba o que e por que você está comendo”, diz Andréa Rabay, nutricionista.

49. Controle seu impulso “A sensação de fome é o indicativo de que é hora de comer. Não havendo essa sensação, é apenas impulso. Percebendo isso, você consegue evitar os excessos”, sugere Sydney Chioro, neurologista e psiquiatra.

50. Fique de olho no cálcio. Uma mulher adulta necessita de, pelo menos, 1 copo e meio de leite ao dia para suprir as necessidades de cálcio. Assim, você mantém longe o problema de osteoporose.

51. Coma uma cenoura todo dia Rica em vitaminas A e E e betacaroteno, combate os radicais livres.

52. Introduza kiwis na sua dieta. Uma fruta de tamanho médio fornece quase o total diário recomendado de vitamina C, tem quase tanta fibra quanto a banana e é rica em magnésio e potássio.

53. Permita-se um chocolate. Ele contém cobre, necessário para que o sangue carregue oxigênio para o corpo. Testes feitos na Universidade de Nebraska mostram que uma mulher necessita de 2 a 3 miligramas ao dia.

54. Alongue-se. Faça leves movimentos antes da ducha para estimular a circulação sanguínea na pele e nos músculos, tonificando-os.

55. Fuja dos milagres. “Dietas rápidas e fulminantes têm efeito rebote. Quando acabam, o corpo,meio desorientado, absorve tudo o que for ingerido. Resultado: engorda-se mais do que antes da dieta”, adverte Filippo Pedrinola, endocrinologista.

56. Consuma mais antioxidantes. Algumas frutas e certos vegetais, como acerola e beterraba, podem liberar um nível espetacular desse tipo de substância no corpo, de acordo com o novo estudo da Tufts University in Boston, Estados Unidos. “Os antioxidantes atacam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular e pela deterioração física, psíquica e sexual. Consuma alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) e alfatocoferol (vitamina E), além de zinco, cobre, magnésio e cálcio”, aconselha dr. Carlos Eugênio Ventura Lopes, ortomolecular.

57. Fique de olho nos seus ácidos essenciais. Os ácidos graxos linoléico e oléico impedem a formação de placas nas artérias, responsáveis por diversos problemas cardíacos. “A falta desses ácidos deixa o organismo lento e dá desânimo. Consuma diariamente uma colher de sopa de azeite de oliva e procure cozinhar com óleo de girassol”, sugere Sônia Nogueira, endocrinologista.

58. Faça como o Popeye. Uma xícara de espinafre cozido, duas vezes por semana, dá o maior pique. O espinafre é rico em ácido fólico (faz o cérebro trabalhar), ferro (leva oxigênio para o sangue), betacaroteno (combate o envelhecimento), cálcio (fortalece os ossos), fibras (facilitam o funcionamento do intestino).

59. Tome um copo de água-de-coco e coma banana diariamente “Funcionam como anabólicos naturais, já que são ricos em potássio, alimento para os músculos”, recomenda Humberto Gissoni, professor de educação física e dono da Academia Espaço Vital, RJ.

60. Exercite-se com prazer. “Ginástica não pode ser sacrifício. Troque de aula até achar a que mais se encaixe no seu perfil”, diz Almeris Armiliato, diretor técnico da Bio Ritmo Academia.

61. Relaxe com kawa-kawa. “Extrato da planta Cpiper Mettystycum, das ilhas do Pacífico, é usado como calmante e relaxante natural. Não provoca sonolência e ataca o stress e a fadiga”, sugere Valéria Goulart, nutróloga e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular e Radicais Livres.

62. Apague essa fumaça. De uma vez por todas, abandone o cigarro. Ele contém mais de 4.000 toxinas, é responsável por diversos tipos de câncer, provoca mau hálito, amarela os dentes e acelera o envelhecimento.

63. Reduza as carnes vermelhas. No 17º Congresso Mundial do Câncer, autoridades de saúde reconheceram os efeitos nocivos da carne vermelha, associando-a a seis tipos de tumores. Restrinja o consumo para duas vezes por semana.

64. Acrescente ervas. “Ervas aromáticas e medicinais como mastruz, alecrim, manjericão, gengibre, entre outras, dão sabor, cor e transformam a comida em elixir da vida”, afirma Pedro Mullon Mataró, chef do Restaurante Zafferano-Crowne Plaza Hotel.

65. Dê um trato no stress. “No Azerbaijão, as pessoas comem muita gordura, fumam, tomam muito sol e vivem até 130 anos. O truque: minutos sagrados para relaxar a mente com meditação e não pensar nas preocupações”, lembra Marcelo Daher, cirurgião plástico, RJ.

66. Marque exames clínicos anuais. “Manter em dia as taxas de colesterol e triglicerídeos colabora para a prevenção de inúmeras doenças, principalmente as relacionadas ao coração”, explica o dr. Nabil Gorayeb, cardiologista.

67. Visite seu ginecologista a cada seis meses e faça todos os exames regularmente. “Prevenção é tudo. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de tratamento”, adverte Jairo Barbacéia, ginecologista.

68. Faça o teste de toque nos seios. Após a menstruação, todo mês, apalpe seus seios. Qualquer alteração, visite seu ginecologista.

69. Dê trabalho para o corpo. “Trinta minutos diários, divididos em séries de dez minutos de caminhada, são suficientes para manter um bom grau de condicionamento físico e reduzir as chances de doenças do coração, entre outras”, explica o ortopedista Victor Matsudo.

70. Aumente seu zinco. Níveis baixos desse mineral predispõem a perda de libido. Coloque na sua dieta frutos do mar e arroz integral para suprir as deficiências.

71. Coma tomate regularmente. Ele é rico em licopeno, pigmento vermelho que atua como antioxidante e reduz pela metade o risco de enfartes.

72. Fique na sombra. A cada ano surgem, 50.000 novos casos de câncer de pele no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. “O uso de protetores diários de fator 15 é imprescindível para manter a pele bonita a saudável por mais tempo”, afirma Loriti Breuel, cirurgiã plástica.

73. Visite o dentista pelo menos duas vezes por ano. Dentes sadios significam boa saúde. “Infecções na gengiva podem se espalhar pelo corpo, provocando até a endocardite, doença do coração muito grave”, lembra Carlos Alberto Pastore, cardiologista do Incor.

74. Levante seu histórico familiar. Muitas doenças (incluindo câncer de mama, diabetes e problemas cardíacos) são hereditárias. Cheque seu histórico a fim de estabelecer metas preventivas eficazes.

75. Durma mais. Pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm 70% mais chances de mortalidade precoce do que as que dormem mais.

76. Faça reposição hormonal. “Após os 40 anos, consulte seu médico e inicie uma reposição hormonal para evitar problemas na menopausa”, adverte Carlos Eugênio Ventura Lopes, médico ortomolecular.

77. Dê uma volta. “Não fique mais de 45 minutos sentada. Intercale com uma volta para não sobrecarregar a coluna e ‘travar’ alguns músculos”, aconselha Lilia Cristina Arruda, fisioterapeuta.

78. Exercite sua memória Jogos e passatempos ajudam na retenção de informação. A memória é como um músculo que necessita de atividades para manter sua lucidez.

79. Mantenha corpo e mente sempre trabalhando. “Atividade constante garante um estado de alerta importante para combater a senilidade”, assegura Karen Burke, dermatologista e cirurgiã dermatológica.

80. Beba uma xícara de chá de ervas por dia. Pesquisas da Rutgers University College of Pharmacy, EUA, comprovaram que o chá é mais um coadjuvante na inibição da formação de células cancerosas no início do tumor.

81. Combata a TPM. “Na fase pré-menstrual, tome algumas gotas de tintura ou extrato seco de valeriana, camomila, angélica ou erva-de-são-joão, que combatem os sintomas desagradáveis da TPM”, sugere João Curvo, nutrólogo.

82. Mantenha camisinhas na bolsa. Previnir-se contra doenças ou gravidez indesejada é vital para o bem-estar.

83. Ajude seu parceiro. “Se o fantasma da impotência anda rondando a vida sexual de vocês, aconselhe-o a consultar um especialista e a obter mais informações sobre os remédios disponíveis”, esclarece Moacir Costa psicoterapeuta com especialização em sexualidade.

84. Avalie seus minerais. “Minerais como cálcio, ferro, zinco e manganês são vitais para o organismo. A deficiência de qualquer um deles pode comprometer os estados do corpo e da mente”, explica Wilson Rondó, cirurgião vascular e médico ortomolecular.

85. Coma alguma coisa nova todos os dias. “Você precisa mais de quarenta tipos de nutrientes para uma boa saúde, e nenhum tipo de alimento por si só é capaz de suprir tudo isso”, diz Amanda Wynn, Nutrition Scientist at the British Nutrition Foundation (pesquisadora na Fundação de Nutrição Inglesa).

86. Oitenta por cento de todos os acidentes podem ser evitados. “Tome as precauções de segurança adequadas em tudo o que faz, seja em casa, no carro, ou no trabalho. Isso pode ajudar a torná-la seis anos mais jovem em termos fisiológicos”, sugere Michael Roizen, especialista em medicina interna e anestesiologista.

87. Seja “família”. Reserve um dia inteiro por semana apenas para a família. Os hábitos de workaholic está totalmente em desuso para o próximo milênio


Mais beleza

88. Faça uma cirurgia plástica estética quando achar que está na hora. Mais seguras, eficazes e acessíveis, elas podem recuperar a auto-estima perdida.

89. Faça caretas. “A partir dos 30 anos, pratique diariamente ginástica facial. Ela tonifica os músculos e impede a perda de elasticidade”, aconselha Lígia Azevedo, empresária e dona do Spa Lígia Azevedo, em Búzios, Rio de Janeiro.

90. Equilibre seus hormônios. “O uso tópico de estrógeno, hormônio feminino que deixa de ser produzido pelo organismo a partir da pré-menopausa e responsável, entre outras coisas, pela elasticidade e maciez da pele, permite uma recuperação rápida do colágeno, recuperando parte da juventude perdida”, afirma a dra. Célia Beatriz David, ginecologista que atua na área de medicina estética.

91. Monte um kit de limpeza, tonificação, hidratação, proteção e renovação da pele. “Escolher produtos certos para cada tipo de pele é vital para obter bons resultados. Na dúvida, consulte um dermatologista para orientá-la”, diz Denise Steiner, dermatologista.

92. Reserve um tempo só seu. “Dez minutos diários são suficientes para cuidar da pele. Negar cuidados significa condená-la a um envelhecimento precoce”, esclarece Otávio Roberti Macedo, dermatologista e cosmiatra.

93. Invista em ácidos. Há uma infinidade deles, cada qual com ação específica sobre a pele. Consulte um dermatologista e conheça melhor os tratamentos.

94. Troque de pele. “Os peelings progressivos, menos agressivos que os tradicionais, podem ter excelentes resultados na recuperação da pele envelhecida”, aconselha Shirlei Borelli, dermatologista.

95. Paralise as rugas. “O botox continua uma excelente opção para rugas não muito profundas. Além disso, está em estudo uma maneira de prolongar sua durabilidade, em torno de seis meses, fazendo com que a mulher mantenha-se jovem por mais tempo ainda”, afirma Adriana Leite, dermatologista.

96. Ponha sua coluna no lugar. Manter o corpo ereto evita diversos problemas de saúde, como enxaqueca. “Uma vez por dia encoste o corpo com os pés um pouco afastados da parede e abra os braços. Estique aos poucos os joelhos e eleve os braços, alongando o corpo”, explica Tânia Mara de B. Joaquim, especialista em RPG.

97. Tente dormir com a barriga para cima. “É a melhor maneira de evitar linhas e rugas da fricção entre o seu rosto e o travesseiro”, diz Karen Burke, dermatologista e cirurgiã dermatológica.

98. Permita-se uma massagem semanal. A massagem indiana trabalha articulações, circulação, respiração e energia vital. Como os pés possuem muitas terminações nervosas, massageá-los é dar um tempo nas tensões. “Massageie planta, colo, dedos dos pés, diariamente, por 5 minutos, fazendo suaves pressões”, sugere Rosana Kasakovic, terapeuta corporal.

99. Varie os tipos de atividades físicas. Não faça a mesma ginástica todos os dias. Se andar três vezes na semana, pense em nadar nos outros dois. Assim, todos os músculos do seu corpo são trabalhados.

100. Ame em qualquer idade. Amar continua sendo o melhor elixir da juventude. Até que provem o contrário.

 Fonte: Revista NOVA

Beijos!

0 comments: