Boa noite pessoal! Hoje a jantinha aqui de casa foi comida japonesa: Udon e shitake na manteiga!
Para começar, sei que é uma comida não muito comum e tem gente que não conhece, portanto, vamos às explicações (simplistas):
Shitake (ou shiitake) é um cogumelo comestível, comum na cultura oriental. É um fungo muito saboroso que se desenvolve na madeira.
Udon é uma receita oriental que envolve um macarrão especial para udon, caldo com peixe e algas e omelete em tiras. Unimos esses três 'pratos' no próprio tchawan (recipiente, parece uma tigelinha).
Então vamos a receita:
Shitake na manteiga
- 60 gramas de shitake seco em tiras (se você comprar ele inteiro pode cortar ele seco mesmo);
- 1 colher cheia de manteiga
- 1 pitada de ajinomoto
- 1/2 xícara de shoyo
- alho a gosto
Modo de preparo
Coloque o shitake em tiras dentro de uma panela média, adicione água até cobrir os cogumelos, mais 2 dedos (cerca de 1 litro de água). Deixe em fogo baixo por 30 minutos para hidratar os cogumelos.
Retire os cogumelos da água e reserve o caldo. Em uma panela menor coloque o alho amasado (opcional) e a manteiga, deixe derreter e adicione os cogumelos, o ajnomoto e o shoyo. Deixe em fogo médio, mexendo frequentemente até secar o caldo.
Udon
- Caldo do shitake
- 500 gramas de Udon
- 2 sachês de Hondashi (tempero a base de peixe)
- 4 tiras de Kombu (alga seca)
- 1/2 peça de kamaboku (peixe processado em rodelas)
- 1 xícara de shoyo
- 1/2 xícara de saquê culinário
- 1 pitada de ajinomoto
- 3 ovos
- cebolinha, salsinha e sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão por 6 minutos, mexendo para soltar os fios. Depois do cozimento, enxague com água fria e reserve.
No caldo de fervura dos cogumelos, adicione o hondashi, kombu cortado em tiras pequenas, kamaboku, shoyo, saquê e o ajinomoto até levantar fervura, desligue o fogo, acerte o sal e adicione a cebolinha e a salsinha a gosto.
Bata os ovos separadamete com uma pitada de sal e tempeiros verdes, esquente uma frigideira rasa e faça três omeletes finas. Depois de prontas, corte em tiras finas.
Coloque o macarrão (se ele grudar, basta enxágua-lo novamente e soltar com o garfo), o caldo, a omelete e o shitake em recipientes separados.
Para servir, cada pessoa monta seu tchawan (prato/tigela) na seguinte ordem: macarrão, omelete, shitake e por último o caldo.
Obs: Esse prato tem muitas variações e não há regras. Hoje mesmo eu não tinha kamaboku nem saquê em casa, e substitui o kamaboku por 2 filés de tilápias temperadas com sal apenas cortados em cubos pequenos, e não utilizei o saquê. Você pode adicionar variações: legumes na manteiga, tempurá entre outros.
E bom apetite!
0 comments:
Postar um comentário